segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Medo, a Ignorancia, a Rede e a Anarquia


A rede é o mundo maravilhoso da pirataria, da anarquia, do roubo, da insegurança, do “crackar” e do “hacker”. A rede é o mundo maravilhoso da impessoalidade e da cobardia, dos que se ajeitam a serem usados e abusados na devassa da sua intimidade quando publicam dados pessoais. A rede é o mundo maravilhoso do “voyeorismo” envergonhadamente assumido. A rede é, sumariamente, a essência da liberdade anárquica. ☺
Se querem segurança, não se liguem à rede, não mandem as máquinas para reparar, não recebem ou enviem mail, não façam compras na rede. Usem suporte em papel, destruam-no quando não necessitarem mais dele. A rede é o mundo maravilhoso das “leaks”, da ausência de moral e ética.
A comunicação social é o macho “alfa” que alimenta, orienta e manipula uma alcateia universal de lobos esfaimados por escândalos, mortes e catástrofes. Os “shares” em televisão e o número de exemplares vendidos em suporte de papel vivem dos escândalos, do depor e promover governos, da criança raptada e violada por um qualquer indigno com direito à vida.
Todos lá vão ao “beija mão” do escândalo, da desgraça e do Voyorismo noticioso. Todos querem saber o que pensava Bush de Kadafi, como foi a operação mais secreta da CIA, ou como a senhora se punha de joelhos na sala oval da Casa Branca.
Deixemo-nos de grandes pensamentos filosóficos acerca do papel do jornalista, da informação da moral ou da ética em relação à existência de leaks que por acaso se chama Wiki.

Sem comentários:

Enviar um comentário